Força feminina

Paulistana é premiada em concurso Internacional de fotografia. Inscrições para a segunda etapa estão abertas

1849
Foto de Ana Caroline de Lima, uma das vencedoras do concurso. Na imagem, a costureira vende roupas feitas à mão na Cordilheira dos Andes (Peru)

A Getty Images, em parceria com o Team SCA, anunciou as quatro primeiras ganhadoras do concurso TEAM SCA Academy. A ação faz parte da campanha institucional da marca que busca empoderar mulheres, destacando histórias surpreendentes em todos os lugares do mundo. O desafio foi exatamente retratar tais personagens, na temática “Mulheres Comuns Fazendo o Extraordinário”, que celebra a força feminina em diferentes cenários. Do Brasil, a paulistana Ana Caroline de Lima, fotojornalista por formação, foi premiada com um registro feito nos Andes.

Foto de Ana Caroline de Lima, uma das vencedoras do concurso. Na imagem, a costureira vende roupas feitas à mão na Cordilheira dos Andes (Peru)
Foto de Ana Caroline de Lima, uma das vencedoras do concurso. Na imagem, a costureira vende roupas feitas à mão na Cordilheira dos Andes (Peru)

“Quando fiquei sabendo sobre a existência deste concurso com temática centrada na participação feminina fiquei muito empolgada. Como jornalista e especialista em antropologia visual, testemunhei, mesmo em grupos em que o papel de líder é restrito aos homens, mulheres fazendo coisas incríveis todos os dias para sobreviver ou cuidar da família. Penso que o concurso chama atenção para questões importantes de gênero, são mulheres fazendo o extraordinário rotineiramente”, afirma Ana Caroline. Para ela, ser uma das vencedoras é um

privilégio. “Poder aprender com os fotógrafos da Getty Images é uma oportunidade única e pretendo aproveitar ao máximo. O concurso é uma iniciativa maravilhosa da SCA.”

“A SCA apoia a emancipação feminina e que as mulheres participem livre e plenamente da sociedade como cidadãs e profissionais. Uma das nossas ações nesse sentido foi a criação de uma equipe de vela formada exclusivamente por mulheres, única a competir na Volvo Ocean Race. O concurso fotográfico com a Getty Images é outro passo na mesma direção. Estamos profundamente satisfeitos com a diversidade de inscrições e as quatro primeiras vencedoras são representativas de tal. São mulheres com origens diferentes e vivências ricas, exemplos do empoderamento feminino defendido por nós”, diz Josephine Edwall-Björklund, vice-presidente de comunicação da SCA.

Além de Ana Caroline, foram premiadas na primeira etapa: Alecsandra Raluca Dragoi, da Romênia; Jessica Pepper Peterson, da Itália; e Raquel Clausi, da Espanha.

Novo oportunidade
A segunda parte do concurso irá premiar outras seis mulheres, com a mesma temática. As inscrições podem ser feitas online (http://competitions.gettyimages.com/en) até o dia 1° de outubro e o anúncio das vencedoras acontece no dia 7 do mesmo mês. Os prêmios para a primeira e segunda etapas incluem aulas práticas de fotografia com profissionais da Getty Image e a participação da cobertura da corrida. As imagens feitas pelas fotógrafas irão integrar o portfólio da Getty Images e serão exibidas nos pavilhões SCA em cada uma das paradas oficiais da competição.

A Volvo Ocean Race é um dos mais intensos torneios de vela no mundo, com nove meses de duração e percorrendo diversas regiões com climas extremos. O Team SCA é o primeiro e único time só de mulheres a integrar a competição; um desafio épico que começou em 2001 com a estreia da equipe. A largada será no dia 2 de outubro em Alicante, na Espanha. A prova também terá uma parada em Itajaí, Santa Catarina, em abril de 2015.

Por redação
Foto Ana Caroline de Lima

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.