Arte e cultura

Circuito Usiminas de Cultura acontece de 28 a 30 de agosto. Banda BlackRio é uma das atrações 

1793
Banda Black Rio

Depois de passar pelas cidades mineiras de Itatiaiuçu, Itaúna e Rio Manso, e pela paulista Cubatão, a próxima parada do Circuito Usiminas de Cultura será na cidade de Guarulhos, entre os dias 28 e 30 de agosto. O público poderá conferir uma programação variada, para toda a família, com atrações musicais, teatrais, circenses e sessões de cinema. “O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quinta edição, vem reafirmar o compromisso da empresa de proporcionar às comunidades em que atua o acesso à cultura em suas diversas formas, sempre contribuindo com a formação e o desenvolvimento dos cidadãos. Estamos muito felizes com a realização do circuito na cidade de Guarulhos”, explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

Banda Black Rio
Banda Black Rio

O espetáculo “Bang Bang a Pastelana”, da Trupe Irmãos Atada, abre a programação do Circuito Usiminas de Cultura em Guarulhos, na Escola Estadual Professora Ilia Zilda Innocenti Blanco, com duas sessões, às 11h e às 16h30. No palco, o público poderá conferir as peripécias dos artistas Irmãos Atada no Velho Oeste, onde serão confundidos com três foragidos da polícia, a Gangue do Nariz Preto. A Praça Orobó recebe uma sessão de cinema ao ar livre, às 19h, com o filme “Valente”, animação que acompanha as aventuras da jovem princesa rebelde Merida. Fechando a programação do primeiro dia, a Banda BlackRio se apresenta no Bosque Maia, às 20h, com um repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros.

No segundo dia de programação, outra escola recebe uma atração teatral. Também com duas sessões, às 9h30 e às 13h30, a EPG Paulo Freire será palco para “O Mistério das Meias Vermelhas”, com o grupo Os Parafernálios. O espetáculo, que tem como referência elementos da cultura popular, explora a figura do artista mambembe, sua alegria, sua musicalidade e sua habilidade em contar histórias. Através de canções, com diversos instrumentos, uma carroça e mil parafernálias explora o universo imaginário das histórias que conta. Mais uma sessão de cinema acontece na Praça Orobó, às 19h. O filme exibido será a animação “Como Treinar o Seu Dragão”, que levará ao público as aventuras de Soluço e seu dragão Banguela.

Jongo dos Cafezais
Jongo dos Cafezais

No terceiro dia de Circuito Usiminas de Cultura em Guarulhos, as atividades terão início às 11h, com o espetáculo de rua “Tristona e Isoldo”, da companhia Doutores do Riso Curativo, que será apresentado no Calçadão do Centro Comercial. “Tristona e Isoldo” é uma comédia que satiriza de maneira farsesca os amores trágicos, provocando o riso dos casais que se identificam com sua proposta. Às 16h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular apresenta o Jongo dos Cafezais, na Praça Estrela, que relembra a cultura africana trazida pelos escravos ao Brasil, que mantinham, por meio da dança e da música, as memórias do continente africano. O Teatro Padre Bento recebe o Circo Marambio, às 18h, que apresenta elementos do circo clássico, como palhaços e acrobatas, com destaque para a Báscula Russa, número raramente visto nos espetáculos atuais. A última atração do Circuito Usiminas de Cultura será a Big Band Speakin Jazz, que se apresenta no Bosque Maia, às 20h. No palco, 17 músicos, tocando um repertório instrumental voltado para o jazz dos anos 40 e 50, funk, be-bop e boogaloo.

O “Varal Fotográfico”, da CINEAR, reúne uma série de fotografias, resgatadas juntamente com os próprios moradores de Guarulhos e que mostram a cidade de “antes” e “nos dias atuais”, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. A proposta é mostrar os diferentes olhares de moradores e visitantes sobre sua cidade no passado e presente. A exposição poderá ser vista no Bosque Maia durante todo o período de realização do Circuito (28 a 30 de agosto).

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é  realizado pela POP Produções Artísticas,  Ministério da Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Cultural Usiminas.

O Circuito
Desde seu início, em 2010, já foram realizadas 410 apresentações artísticas e 102 oficinas que contribuíram para a formação sociocultural dos cidadãos, além de levar uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita. Mais de 130.000 pessoas já se beneficiaram com as ações do circuito.

Para conferir a programação completa clique aqui.

Por redação
Foto Jailson Amorim e divulgação

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.