Grandes pequeninos

Jair Oliveira e Tania Khalill lançam livro/CD infantil no Mater Amabilis. Homenagem a Jair Rodrigues fez parte da festa

2456

Fotos Édner Benetolo/Alpha Digital

O cantor Jair Oliveira e a atriz Tania Khalill relançaram o livro e o CD infantil “Grandes Pequeninos – Volume 1”, que teve as edições de 2009 e 2010 esgotadas. O primeiro evento de lançamento aconteceu no Colégio Mater Amabilis, em Guarulhos, quando, por cerca de duas horas, o casal interagiu com os alunos em um encontro que envolveu músicas, bate-papo e autógrafos.

IMG_3700

Esposa de Jair, Tania Khalill acompanhou o músico e divertiu as crianças abrindo espaço para que fizessem perguntas sobre o CD “Grandes Pequeninos”, e sobre a vida pessoal e familiar do casal. Alunos, pais e professores acompanharam o acústico com as músicas do CD, que foi indicado ao Grammy Latino em 2009. Após a apresentação, Jair Oliveira, que, muito simpático, convidou diversas pessoas a subir no palco, foi surpreendido por uma homenagem prestada pelas crianças do colégio, que cantaram canções de autoria de Jair Rodrigues, pai de Jair Oliveira, falecido no dia 08 de maio.

Jair Oliveira

EDI_0132

Formado na faculdade Berklee College of Music, em Boston (EUA), Jair Oliveira é também compositor e produtor musical. Ficou conhecido na década de 1980 quando integrou o grupo Balão Mágico. Depois de adulto, Jair seguiu carreira solo e compôs para nomes como Ed Motta, Ney Matogrosso, Tom Zé, Jair Rodrigues e Vicente Barreto. Em 2008 lançou seu primeiro DVD, “Simples ao Vivo”, gravado no palco do Citibank Hall em São Paulo. Em 2014, o cantor lançará o show documentário Jair Oliveira 30.

Tania Khalill

EDI_0116

Casada com Jair desde 2005, a atriz e bailarina Tania Khalill iniciou no balé aos seis anos de idade e, na intenção de ampliar as técnicas de interpretação no balé, descobriu no teatro a verdadeira paixão. Estreou em 2002 no elenco de apoio da novela “Sabor da Paixão”, tendo também atuado em “Cobras e Lagartos” (2006), “Caminho da Índias” (2009) e “Fina Estampa” (2011). Seu trabalho mais ente foi a personagem Ayla, de “Salve Jorge” (2012).

A obra  

Produzido pela Editora Uirapuru em parceria com a S de Samba, o livro+cd fala da relação de extremo amor e confiança estabelecida entre pais e filhos, abordando de forma lúdica e divertida muitas das situações do cotidiano de uma família unida. O projeto é baseado na história real de Isabela, a primeira filha do casal. Com o nascimento do bebê, eles decidiram criar este projeto para celebrar tão especial momento.

EDI_0254

Organizado por Jair Oliveira e Tania Khalill com autoria de Mariana Caltabiano, o CD vem com 12 faixas (composições de Jair Oliveira) e o livro com 40 páginas. Eduardo Jardim assina a ilustração.

“O livro, com certeza, retrata aquilo que só se explica pela alma de quem vive. É indicado a crianças de qualquer idade, pois trata de um tema leve e lindo, que é a vida”, afirma o professor Egídio Trambaiolli Neto, autor de mais de 80 livros infantis e proprietário da Editora Uirapuru. Presente no mercado desde 1997, a editora investe em parcerias com artistas e celebridades que possuam histórico de incentivo à educação no país.

Além da distribuição nas escolas paulistas, o livro/CD já começaram a ser vendidos no site da editora Uirapuru – responsável pelo projeto – e também nas principais livrarias do Brasil.

O casal

Tania e Jair, sempre solícitos, ainda responderam algumas perguntinhas. Sempre sorridente, Tania falou sobre sua carreira. “A dança faz parte da minha vida desde meus seis anos, então o contato com o palco, a questão da preparação, acho que no meu caso, tem uma questão de ter tido um chamado, de querer fazer isso da vida. Então foi mudando a forma da comunicação, a dança e o teatro tem tudo a ver”.

EDI_0220

A atriz ainda contou como administra a vida em meio a tantos compromissos. “Minhas filhas e meu marido são prioridades sempre. A minha carreira, assim como a de outras mulheres, exige um desdobramento, um certo malabarismo, mas com carinho a gente vai em frente”. Sobre o futuro das filhas, Tania deixa claro que elas são livres para escolher o próprio caminho. “Incentivo minhas filhas a serem felizes, a se descobrirem. Não tenho a menor ambição de que elas sejam atrizes, mas é claro que é mágico, ser atriz é mágico para a criança. A transformação e a possibilidade de viver outras coisas, vestir outras roupas, ter outros cabelos, falar coisas que a gente não fala na vida real, é muito mágico. E a música nem se fala, está presente o tempo inteiro, mas isso são elas que vão decidir. Elas sabem que o estudo é longo, sabem que parece uma profissão que acontece de uma hora pra outra, mas que exige tanto quanto a carreira de médico ou advogado. Então elas sabem que se esse for o caminho, vão ter que estudar bastante”.

Jair, por sua vez, contou que o processo para a realização do livro não foi pensado. “Foi um processo que veio do coração, porque quando a Isabela nasceu e até hoje, somos absolutamente encantados com nossas filhas; cada situação nova me inspirava a fazer uma canção. Então, naquele momento, levando a Isabela pra casa, saindo da maternidade com todas as situações novas que os pais de primeira viagem passam, que é de dar o banho, amamentar pela primeira vez, de ter um bebezinho em casa, que ilumina cada cantinho da alma… Isso acabou me trazendo inspiração pra fazer várias músicas, mas sem a intenção de fazer projeto nenhum”. E quem teve a ideia foi justamente Tania Khalill, que viu inúmeras músicas saindo e sugeriu um disco. “Aí me animei e chamei o pessoal para gravar comigo. Apresentei as músicas para a Mariana Caltabiano, que se apaixonou pelo projeto e transformou em livro; juntamos tudo e fizemos um livro-CD. Costumo dizer que os ‘Grandes Pequeninos’ não nasceu como projeto, nasceu do amor, do nosso amor por nossa filha, pelas nossas filhas agora. E é bom aproveitar que a Uirapuru está relançando porque agora dedicamos para nossas duas filhas”.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.